IVF Market - Vai triplicar de tamanho, mudaram as regras do mercado.
- Erivelton Laureano

- 12 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Nos próximos 10 anos o mercado Brasileiro de Reprodução Humana irá triplicar de tamanho e valerá cerca de R$ 4 bilhões

Dados do Sisembrio 2019 apontam para um mercado estimado em cerca de 45.000 ciclos/tratamentos anuais realizados em 157 clínicas. Porém analisando os relatórios desde 2011 notamos que o mercado já triplicou em tamanho desde então. O mesmo aconteceu com o número de clínicas com laboratórios de embriologia que em 2011 eram 68 apenas.
Segundo dados do ESHRE (Sociedade Européia de Reprodução Humana) o ideal é que para cada 1 milhão de habitantes sejam realizados 1.500 ciclos de tratamento. Hoje o Brasil realiza cerca de 149 destes mesmos tratamentos, o que mostra o grande espaço para o crescimento.
O Brasil realiza cerca de 50% de todos os tratamentos realizados na America Latina e 90% dos tratamentos são realizados em clínicas particulares a um preço que pode chegar a custar R$ 30 mil conforme a necessidade de cada paciente.
Muda o perfil do paciente, muda o mercado.
O primeiro perfil dos pacientes é que um em cada seis casais vão experimentar algum tipo de infertilidade ao longo da sua vida fértil e após 12 meses de tentativas sem sucesso de engravidar e sem nenhuma cobertura contaceptiva, fica estabelecido o dignóstico de infertilidade segundo a ESHRE.
Some-se o fato que a existe um natural retardamento da maternidade por parte das mulheres que definiram outras prioridades, tais como: realização profissional, viagens, estudos ou ainda não encontrou o parceiro ideal.
Existem outros perfís de pacientes, dentre eles já foram mapeados ao todo cerca de 12 grupos participantes do mercado de reprodução humana exigindo que seja melhor entendido e estratégias personalizadas aplicadas com o intuito de engajá-los na jornada do paciente conforme suas expectativas e necessidades.

No Brasil 90% dos tratamentos ainda são oriundos de apenas um grupo de pacientes, os que já possuem um diagnóstico de FIV - fertilização in vitro o que não é o principal grupo em quantidade de pacientes.
Projeção de ciclos/tratamentos Brasil:

Esta análise é considerada como conservadora ou seja, ainda caberia maior detalhamento por cada grupo de pacientes (acima) e este número saltaria para cerca de 200.000 tratamentos.
Como pode ser visto, o mercado deverá, facilmente, triplicar nos próximos 10 anos!




Comentários